Jiboia assusta moradores após ser vista em telhado de residência em Piripiri
A presença inusitada da jiboia assustou os moradores da casa..Na tarde desta quinta-feira (01), um filhote de jiboia medindo cerca de 60 cm, foi encontrado no telhado do terraço de uma residência na rua Rua Santos Dumont no bairro Paciência em Piripiri.
A presença inusitada da jiboia assustou os moradores da casa, que acionaram o Bombeiro Civil David Brito, um especialista na captura deste tipo de animal, que com a ajuda da estudante de medicina veterinária Karine Brito, foram até a residência atender a ocorrência, onde a serpente estava alojada no telhado.
A jiboia não tinha ferimentos e após ser capturada em segurança e devolvida à natureza, sendo libertada no Horto Florestal de Piripiri.
O bombeiro Civil orienta que em caso de jiboia ou outro de tipo de serpente localizada em residência, que as pessoas não arrisquem uma captura da cobra sem os devidos equipamentos de proteção e nem tente matar ou ferir o animal, já que é considerado crime ambiental.
Em caso de ocorrência envolvendo animais peçonhentos, cobras, ou qualquer ocorrência que necessite da ajuda de um bombeiro Civil, entre em contato pelo (86) 9 9926-7943. Ou peça ajuda ao Corpo de Bombeiros de Piripiri.
Características da espécie
A jiboia vive em média 20 anos, pode atingir três metros de comprimento e chega a pesar 15 quilos. Segundo especialistas, a jiboia não é venenosa, mas mata as presas por constrição – ela envolve pequenos mamíferos, inclusive pequenos filhotes de cães, aves e roedores, para sufocá-los e depois comê-los. O animal costuma viver em árvores de matas fechadas e úmidas.