Lagarto gigante invade residência e tenta atacar moradora em Piripiri
Um lagarto de grande porte foi encontrado por moradores de uma residência na tarde desta segunda-feira (21), no conjunto Expedito Rezende em Piripiri.
O lagarto de grande porte, conhecido popularmente de Teju em nossa região, invadiu a residência e já dentro da casa, tentou atacar a moradora que ficou em pânico diante do bicho.
Assustada, ela acionou os Bombeiros Civis de Piripiri, que foram ao local e resgataram o réptil usando equipamento adequado para a captura e uma roupa especial. De acordo com o bombeiro civil David Brito, o lagarto estava bastante agressivo e tentou atacá-los também.
Após a captura em segurança, o Teju foi solto no Horto Florestal de Piripiri.
Teju açu
O gênero de répteis Tupinambis, da família Teiidae, é popularmente conhecido como teju açu, teiú, tiú, lagartiu, teju, tegu, jacuraru, jacuaru, jacuruaru, jacruaru e caruaru. Ele é um dos maiores e mais pesados lagartos do Brasil, o que o transforma no nosso dragão oficial e pode atingir cerca de 2 metros e até 5 kg.
Ovíparo e onívoro, os filhotes são verdes, mas vão mudando à medida que crescem com manchas brancas ou amarelas.
Pode ser um animal agressivo, portanto exige cuidados, desfere mordida e chicotada com sua cauda. Mas normalmente é muito arisco e logo foge na presença das pessoas.
Embora possam viver próximos a humanos, pois são vistos inclusive em parques públicos, não devem ingerir alimento industrializado, extremamente prejudicial ao animal.
Alimentam-se de ovos de galinha, quando tem acesso a galinheiros, senão se viram com camundongos, rãs, pintinhos e frutas doces, roedores e insetos.
Podem ser criados em cativeiro, onde precisam estar a temperaturas entre 28 e 32 graus.