MPF lança aplicativo contra crimes eleitorais
Já pensou você encaminhar uma denuncia direto para o Ministério Público Federal, através do seu telefone celular? Durante a sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí desta terça-feira (12) o procurador regional eleitoral do Estado do Piauí Israel Gonçalves Santos Silva anunciou a novidade, que o aplicativo já está funcionado e a disposição da sociedade.
O procurador afirmou que o cidadão vai poder fazer denuncias e reclamações para o MPF, por meio de um aplicativo para tablets e celulares.
A mobilidade e o acesso rápido, direto do próprio celular, são as vantagens imediatas de um aplicativo como o “SAC MPF”. Denúncias, por exemplo, poderão ser feitas quase em tempo real pelo usuário, incluindo imagens como anexo. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), existem 154 milhões de smartphones interligados à web no Brasil, número que supera o de computadores desktop no país.
Isso vai ser uma excelente ferramenta para o Ministério Público em período eleitoral. A ideia é que o cidadão seja estimulado a fiscalizar e denunciar o que ocorrer no pleito deste ano.
O eleitor poderá mandar vídeos e fotos de sua denúncia direto ao MPF, caso flagre uma compra de votos, pro exemplo. Outro ponto, que o aplicativo poderá ser utilizado para que o cidadão encaminhe qualquer tipo de denúncia para a apuração do Ministério Público Federal.
A ferramenta deve ser muito usada na eleição deste ano, que transforma o cidadão em um fiscal do MPF em período eleitoral.