Mutirão da Mamografia atende 400 mulheres em Piripiri

A expectativa é atender cerca de 400 mulheres ao longo da campanha.

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde (SESAM), está promovendo o Mutirão da Mamografia com o objetivo de intensificar o rastreamento do câncer de mama. A ação acontece no Centro de Saúde da Mulher e segue até a próxima sexta-feira, 23 de maio. A expectativa é atender cerca de 400 mulheres ao longo da campanha.

A mamografia é um exame essencial na detecção precoce do câncer de mama, sendo indicado para mulheres entre 50 e 69 anos, com realização recomendada a cada dois anos.

Segundo o secretário de Saúde, Guilherme Lopes, a ação reforça o compromisso da gestão com a saúde preventiva. “Agora são duas campanhas por ano, tudo bem organizado. Isso garante maior acessibilidade para todas as mulheres. O rastreamento é essencial, pois, se houver alguma alteração, o encaminhamento para tratamento especializado é imediato”, destacou.

A coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Juliany Barbosa, explica que esta é a primeira campanha do ano. “Estamos realizando 80 exames por dia até sexta-feira. Mulheres que nunca fizeram o exame ou que estão há dois anos sem realizá-lo podem comparecer. Estamos orientando todas, e tudo está funcionando bem. O rastreamento frequente tem sido fundamental para a ausência de casos registrados de câncer de mama em Piripiri”, afirmou.

As pacientes que participaram do mutirão elogiaram a iniciativa. Francisca da Silva, aposentada, destacou a importância do exame: “É muito importante. Se tiver alguma coisa, a gente descobre logo e já começa a cuidar.”

Eliete Pereira, doméstica, disse estar satisfeita: “É a segunda vez que faço e sem nenhuma alteração. Estou bem feliz.”

Já Maria de Lourdes Souza, trabalhadora rural, reforçou a relevância do acesso gratuito: “Já fiz três vezes e estou de volta. É gratuito e muito importante. Esse trabalho da SESAM é muito bom.”

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e o mais frequente no Brasil, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. A detecção precoce, por meio da mamografia, aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *