No primeiro dia em Piripiri Programa Olhar Bem atende 2 mil pessoas
O município de Piripiri recebeu neste sábado (04), o Programa Olhar Bem, uma ação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), em parceria com a saúde do município, que tem por objetivo descentralizar o acesso a cirurgias de catarata e atendimentos oftalmológicos.
Ofertando consultas e cirurgias de catarata, o programa é uma ação de caráter itinerante, e já percorreu os municípios de Picos, Bom Jesus, Floriano e Campo Maior. No primeiro dia em Piripiri, 2 mil consultas e exames foram realizados. A estrutura do programa está montada em frente ao posto de saúde dos Residenciais Petecas.
O prefeito de Piripiri, Odival Andrade acompanhou de perto o início dos trabalhos em companhia do secretário de saúde de Piripiri, Assis Oliveira. “Nossa luta é constante pela saúde dos piripirienses. O que está acontecendo aqui é um serviço de saúde cada vez mais humanizado. Centro cirúrgicos prontos para a realização de cirurgias de catarata, os pacientes passando por um processo de triagem, consultas, com acompanhamento de uma equipe dedicada e apaixonada por esse projeto. Estamos presenciando hoje um dia marcante na vidas de milhares de famílias, que tanto precisavam deste serviço”, disse Odival Andrade.
Depois de passarem por uma avaliação, sendo detectada catarata, os pacientes são encaminhados para o centro cirúrgico, onde passam por uma cirurgia rápida de cerca de 15 minutos. Após o procedimento médico, eles vão para o pós-operatório, onde recebem óculos de proteção e um colírio para utilizarem nos 30 dias seguintes à cirurgia. Após esse período, o pacientes devem retornam para fazer uma nova avaliação. Em até dois dias, o paciente passa pela consulta e constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia, em curto espaço de tempo e resolutividade.
No total o programa Olhar Bem deverá atender cerca de 23 cidades do Território dos Cocais, além de Piripiri. Marcaram presença neste sábado (04), caravanas da cidade de Barras, Piracuruca, Brasileira São João da Fronteira e Capitão de Campos.