Nove pacientes de Manaus com Covid chegam a Teresina; dois vão para a UTI

Teresina recebeu às 11h45 desta sexta-feira (15) nove pacientes com Covid-19 vindos de Manaus. Os pacientes são em sua maioria homens, com menos de 60 anos e sem comorbidades, segundo a médica Ana Tecla, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os primeiros pacientes chegaram às 12h10 ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

De acordo com o diretor do HU, Paulo Márcio Nunes, dois pacientes foram direto para a UTI do hospital. Havia 11 ambulâncias e 28 profissionais à espera dos pacientes no aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, onde pousou o avião da Força Aérea Brasileira com os pacientes.

“Eram 15 que viriam, mas seis desses complicaram antes de voar, dessa forma trouxeram apenas nove. Desses, dois não estão bem e serão transferidos de ambulância equipada com UTI para leitos de UTI do hospital. Os demais serão transferidos depois que os dois primeiros forem”, informou.

A capital amazonense já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia. Além disso, vive uma crise devido ao desabastecimento de oxigênio.

A previsão inicial era de que a cidade recebesse 30 pessoas com a Covid mas, segundo Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, a dificuldade para conseguir oxigênio para o traslado de pacientes impediu, no momento, a transferência prevista inicialmente. A aeronave partiu às 10h do Amazonas.

O diretor do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Paulo Márcio Nunes, informou que a maioria dos precisa de oxigênio e serão levados a outros estados para receber atendimento médico, pois o estado vive um colapso no sistema de saúde. A maioria dos pacientes que chegará ao Piauí precisa de oxigênio, mas eles não estão intubados.   G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *