Novo decreto obriga uso de máscaras de proteção em espaços públicos em todo o Piauí
[Subiu para 217 os casos confirmados de coronavírus no estado, de acordo com boletim da SESAM desta quarta-feira (22)]O Governo do Piauí passa a exigir o uso de máscaras de proteção facial por toda população em espaços públicos. A medida foi imposta por meio de decreto estadual assinado nesta quarta-feira (22) pelo governador Wellington Dias (PT), como medida de enfrentamento ao novo coronavírus.
“Será obrigatório o uso de máscara de proteção facial sempre que houver necessidade de sair de casa, deslocar-se por via pública ou permanecer em espaços onde circulem outras pessoas”, determina o decreto.
Conforme o decreto, fica determinado o uso de máscara de proteção facial, confeccionadas segundo as orientações do Ministério da Saúde. A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.
No caso da população em geral, o governo recomenda o uso de máscaras artesanais, que podem ser confeccionadas, por exemplo, com tecidos de camisetas e elástico.
Já as pessoas com quadro de síndrome gripal em isolamento domiciliar e o seu cuidador mais próximo, devem continuar em casa usando, preferencialmente, máscara cirúrgica.
Segundo o governo, os fabricantes e distribuidores de máscaras para uso profissional devem garantir prioritariamente o suficiente abastecimento da rede de assistência e atenção à saúde e, subsidiariamente, dos profissionais dos demais serviços essenciais.
O decreto entrará em vigor na data de sua publicação e terá efeitos a partir do dia 27 de abril de 2020. As medidas permanecem em vigor até 30 de abril de 2020.
Subiu para 217 os casos confirmados de coronavírus no estado, de acordo com boletim da SESAM desta quarta-feira (22)
Subiu para 217 os casos confirmados de coronavírus no Piauí, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde divulgado nesta quarta-feira (22). Deste total, 11 são crianças, o que representa 5,07% dos casos no estado. A mais nova é um bebê de 4 meses.
De acordo com a Sesapi, foram confirmados mais 11 casos da doença. São 5 mulheres e 6 homens, com idades que variam de dois a 75 anos. Outras três são crianças, sendo duas de Floriano, com idades de 2 e 7 anos, e uma criança de 9 anos, de São Raimundo.
Não foi registrado aumento no número de municípios com casos confirmados. Até o momento, 29 cidades possuem casos confirmados: Altos (1), Angical do Piauí (1), Betânia do Piauí (1) Bom Princípio do Piauí (1), Bonfim do Piauí (1), Campo Maior (3), Caracol (1), Colônia de Gurguéia (1), Demerval Lobão (1), Esperantina (4), Floriano (4), Francinópolis (1), Inhuma (1), Itaueira (1), Lagoa do Barro (1), Luís Correia (2), Miguel Alves (2), Nazária (1), Parnaíba (10), Pedro II (1), Picos (2), Pimenteiras (1), Piracuruca (5), Ribeira do Piauí (1), São José do Divino (3), São Raimundo Nonato (7), Teresina (156) e União (2).
Conforme o boletim, 15 pessoas morreram por coronavírus no estado e 84 diagnosticadas com a doença tiveram alta. Ao todo, 2.898 casos foram descartados, 123 pessoas com suspeita de Covid-19 continuam internadas, sendo 75 em leitos clínicos, 47 em UTI e 1 em leito de estabilização. G1-PI