Operação Cronos cumpre mandados contra autores de feminicídios em Piripiri e outras cidades no Piauí

[Piripiri, Floriano e Oeiras foram os primeiros municípios piauienses a apresentarem resultados da operação]Operação procura combater homicídios e feminicídio (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Até as 19h desta sexta-feira (24), a Polícia Civil cumpriu 14 de 50 mandados de prisão por meio da Operação Nacional Cronos. A operação é de iniciativa do Ministério da Segurança Pública em parceria com o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil e procura combater homicídios e feminicídios, tanto os tentados como os consumados. A meta é a prisão de mil agressores de mulheres em todo o Brasil.

Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, as polícias civis de todo o território nacional estão empenhadas no combate à violência contra a mulher . “O Piauí vai dar a sua contribuição. Já temos 14 pessoas presas até o momento e a nossa intenção é cumprir 50 mandados de prisão até o fim da próxima semana”, informou.

O delegado reforça, também, que será feito um trabalho de fiscalização de mais de 100 medidas protetivas. “Temos mais de 100 endereços de vítimas de agressão física e psicológica, que serão visitadas pelas nossas equipes de delegados e delegadas para confirmar se essas medidas estão ou não sendo cumpridas pelo agressor. Em caso de não cumprimento das medidas, nós vamos prender o agressor em flagrante e levá-lo à Justiça”, disse.

Floriano, Oeiras e Piripiri foram os primeiros municípios piauienses a apresentarem resultados da operação. Em Teresina, já foram fiscalizadas 40 medidas protetivas. A Operação Cronos conta com a ajuda de equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e faz parte da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa e é um trabalho integrado com o judiciário que expediu os mandados de prisão.

O delegado Francisco Baretta, da DHPP, fala da importância da denúncia. “Vários casos já relatados onde há violência, ameaça, e quando chega na delegacia não tem nada, porque a vítima não registrou nada. A pessoa tem que procurar a policia, porque nós não temos bola de cristal”.

Operação Cronos se refere a um personagem mitológico que defende à mãe das agressões do pai. Serão verificadas mais de 100 medidas protetivas em todo o estado do Piauí.              G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *