Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL, chega em Piripiri
Fundado em 06/07/2004, o PSOL é um partido organizado a partir das bases dos movimentos sindicais e estudantis do Brasil.
O Partido atua na defesa da cultura e preservação do patrimônio histórico e artístico. Acredita na organização do poder popular como forma de enfrentar as desigualdades sociais.
Conta com bancada de Deputados Federais, sendo a mais bem avaliada, Deputados Estaduais, além de vereadores e prefeitos.
Atuante nas lutas sindicais do campo e da cidade, agricultores familiares, indígenas, pessoas com histórico de lutas. Defende a democracia e o diálogo, uma politica séria, participativa, inclusiva e verdadeira, pautada no respeito e amor ao próximo.
George Mágno, advogado Presidente do Diretório Municipal do PSOL em Piripiri fala da chegada do Partido em nossa cidade: “Piripiri precisa ser encarada como sempre mereceu, com respeito e amor”.
Há quase 40 anos, uma estrutura de Poder se mantém a frente da gestão do Município de Piripiri. É necessário uma reflexão para onde nos levou essa forma de governar? Houvera diminuição da desigualdade social nesse período? As pessoas mais humildes conseguiram, durante esse tempo, sair da zona de pobreza? Os empresários, principalmente os de pequeno e médio porte, conseguiram alavancar suas atividades? A educação e a saúde serviram de instrumento na melhoria da qualidade de vida de nossa população?
Piripiri é uma cidade rica em diversidades, possui comunidades indígenas, ciganas e quilombolas, que vivem, praticamente, em situação de vulnerabilidade sem a atenção devida da gestão pública.
Possui também uma forte tradição LGBT e cultural, com artistas locais reconhecidos no cenário nacional, mas que precisaram sair de sua terra natal para ver reconhecidas suas potencialidades, haja vista não existir, em nossa cidade, um projeto permanente de apoio aos mesmos. É preciso ainda conciliar o progresso com a preservação da memória afetiva do nosso povo.
Piripiri ainda não conseguira encarar os desafios de proteger sua história, feito que cidades como Oeiras e Piracuruca conseguiram recentemente, sendo sobretudo, declaradas como patrimônio cultural do Brasil.
Quanto ao nosso homem do campo, nossa cidade tem um potencial a ser desenvolvido na questão agrícola.
A Feira da Agricultura familiar, evento idealizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar, conta com um pequeno apoio dos gestores públicos, necessitando aqueles de um maior apoio no cumprimento da lei Agrícola Municipal, a qual permite a implementação de ações que impulsionem a produção e escoamento daquilo que fora produzido no espaço rural.
Pretendemos encarar todos os desafios acima, os quais possam evidenciar nossa cidade e a alçá-la ao patamar que ela realmente merece. Respeitando os que pensam de forma diferente e dialogando, sempre que possível, em busca de uma Piripiri realmente desenvolvida.