Período de Carnaval no PI teve sete homicídios, diz Comando da Polícia
O período de Carnaval no Piauí em 2016 registrou redução no número de homicídios em todo o estado em relação ao ano passado. Segundo o comando geral da Polícia Militar, foram sete assassinatos registrados no período compreendido entre a sexta-feira (5) e às 6h da quarta-feira (10). A maior parte ocorreu em Teresina, com cinco registros.
De acordo com o comandante de policiamento da capital, coronel Sá Júnior, os números de 2016 são menores do que os registrados no mesmo período do ano passado, quando oito homicídios foram contabilizados na capital. Para o coronel, o policiamento ostensivo reforçado contribuiu decisivamente para inibir as ocorrências.
“A Polícia Militar do Piauí está parabéns, pois tivemos um dos carnavais mais tranquilos dos últimos anos e isso reflete o trabalho de integração entre as instituições. A presença do policiamento ostensivo nas ruas inibiu muitas ações delituosas nesse período”, falou.
Segundo os dados da polícia, a redução dos homicídios foi maior ainda no interior do estado. Em entrevista ao G1, o comandante de policiamento do interior, coronel Paulo de Tarso, disse que apenas dois homicídios foram registrados no período carnavalesco, quantidade 75% menor do que o registrado em 2015, quando houve oito casos.
“Nós só tivemos dois homicídios, porém só um relacionado ao Carnaval, que ocorreu em Floriano. O outro foi em Matias Olímpio, onde houve foi um assalto, a polícia foi deslocada, teve um confronto e o assaltante veio a óbito. Foi um Carnaval muito positivo”, explicou o coronel.
Ele disse ainda que também houve apreensão de drogas antes mesmo do Carnaval, medida adotada para impedir que os entorpecentes circulassem durante as festas.
“Antes do Carnaval nós conseguimos fazer a apreensão de muita droga, sobretudo nas regiões de Parnaíba e Uruçuí, e consequentemente durante o período carnavalesco foi mais fácil a
gente trabalhar porque a droga não chegou no mercado consumidor, até porque a droga fomenta a violência”, falou.
Números divergentes
Já os números divulgados pela assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança apontaram que no Piauí foram registrados nesse carnaval 10 mortes, que incluem homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte, latrocínio, feminicídio e estupro seguido de morte. Os dados mostraram ainda que sete armas de fogo foram apreendidas e 23 veículos roubados.