Pesquisa nacional destaca Piripiri e seu modelo de gestão
A Editora Três lançou o ranking “As Melhores Cidades do Brasil 2015”, que reconheceu as mais inspiradoras práticas de gestão no âmbito municipal. Nascido da parceria entre a revista ISTO É e Austin Rating, o inédito levantamento mapeou o nível socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros. Como foi concebido a partir de dados oficiais, o prêmio também se configura como um selo de qualidade das boas administrações do país.
Piripiri figura no ranking em 1548° lugar, tendo em vista todas as cidades brasileiras. Já em relação aos municípios piauienses, Piripiri ocupa o 5º lugar entre as melhores cidades para se viver, em decorrência dos bons índices da gestão municipal. Curitiba foi a grande vencedora do anuário.
“O ranking estimula e ensina os governantes a aprimorarem suas práticas de gestão. Em Piripiri, estamos desenvolvendo uma série de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, atuando em diferentes esferas, a exemplo da saúde, educação, assistência social, assim como estimulando os moradores a adotarem um estilo de vida mais sustentável. Diante do grande número de cidades envolvidas na pesquisa, ficamos bem colocados. Isso mostra que estamos no caminho certo”, ressalta o prefeito de Piripiri, Odival Andrade.
Para a elaboração do ranking “As Melhores Cidades do Brasil 2015”, as municipalidades foram divididas de acordo com o tamanho de sua população: de grande porte (acima de 200 mil habitantes), médio porte (de 50 mil a 200 mil habitantes) e pequeno porte (até 50 mil habitantes).
Abaixo segue o ranking das cidades piauienses destacadas na pesquisa, exceto a capital.
1° – Picos – 885°/
2° – Parnaíba – 895°/
3° – Floriano – 971°/
4° – Bom Jesus – 1511°/
5° – Piripiri – 1548°/
6° – São Raimundo Nonato – 1552°/
7° – Campo Maior – 1585°/
8° – Corrente – 1964°/
9° – Oeiras – 1966°/
10° – Uruçuí – 2300°/