PI registra 112 casos de microcefalia; Piripiri registrou 1 caso até agora

microcefalia_bebeO número de casos de microcefalia supostamente relacionados com infecções por zika vírus subiu de 103 para 112 no Piauí. O aumento foi de 8,7% em apenas cinco dias. Os casos referem-se até o dia 7 de fevereiro e foram notificados em 42 municípios.
A Secretaria da Saúde do Piauí e o Ministério da Saúde investigaram 75 casos de microcefalia no Estado, de 25 de janeiro a 3 de fevereiro. Desses, 40 casos (53%) são residentes em Teresina e quatro (5%) pertenciam a outros estados (Maranhão e Paraíba).

A investigação apontou ainda que: 34 (45%) foram confirmados para microcefalia relacionada a processo infeccioso; 20 (27%) foram descartados; 21 (28%) permanecem em investigação.

Os dados apresentam ainda que a idade média da mãe é de 23 anos, variando de 14 a 42 anos, e que mais de metade (60%) teve parto normal. O perímetro cefálico(PC) médio é de 30 cm, variando de 22 a 33cm. A maioria – 66% dos casos – é de recém-nascidos do sexo feminino.

Municípios que notificaram os 112 casos de microcefalia relacionados a processo infeccioso:
Teresina – 52
Parnaíba – 9
José de Freitas – 3

Altos, Esperantina, Porto, Murici dos Portelas, Demerval Lobão, Beneditinos, Barras, Cristino Castro, João Costa – 2, cada município

Cocal, São Félix, Ribeiro Gonçalves, Luís Correia, Guaribas, União, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes, Campo Maior, Oeiras, São Pedro, Barro Duro, Batalha, Castelo, Curralinhos, Guadalupe, Jurema, Simões, Paes Landim, Floriano, Piripiri, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Picos, São João do Piauí, São João da Serra, Luzilândia, Palmeirais, Betânia e Fatura – um, cada município

Mobilização Nacional: Dia 13 de Fevereiro

O Governo Federal, em parceria com estados e municípios, convoca toda a sociedade para mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya. As ações de mobilização serão realizadas no dia 13 de fevereiro e terá reforço das Forças Armadas, que colocarão cerca de 237 mil militares nas rua do país.

No Piauí, serão contemplados os municípios de Piripiri, Campo Maior, Picos, Bom Jesus, Canto do Buriti, Floriano e Parnaíba, com a presença de mais de 1850 militares. Os militares farão a distribuição de material com orientações para que a população se informe e se engaje no combate ao mosquito. Os panfletos serão distribuídos para aproximadamente três milhões de residências, quando também será incentivado que os moradores denunciem os focos onde hajam proliferação do Aedes aegypti.        Cidadeverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *