Seca deixa 57% dos municípios piauienses em estado de emergência
Das 224 cidades do estado, 128 municípios, o que equivale a 57% estão em situação de emergência por causa da seca. A maioria das cidades situadas na região do semiárido. Dentre, os municípios nesta situação estão São Raimundo Nonato, Valença, Paulistana e São João do Piauí.
Praticamente todo o estado está em situação de seca extrema, que um nível antes do grave na classificação usada pela Agência Nacional de Águas (ANA). Dois açudes piauienses estão no volume morto e um, o de Fátima, em Picos, é considerado seco.
Em todo o país, ao menos 1.083 municípios do país, além do Distrito Federal, estão em situação de emergência por conta da seca ou da estiagem. Em cinco dos 15 estados afetados, o cenário atinge mais da metade dos municípios – No Rio Grande do Norte, 90% estão em emergência.
O levantamento leva em conta os municípios que decretaram emergência e, posteriormente, tiveram tal situação reconhecida pelos governos estaduais, o que garante o acesso a recursos desses entes públicos.
O Nordeste é a região mais afetada. No qual todos os estados têm cidades em emergência. A situação, entretanto, também atinge o Centro-Oeste, o Norte e o Sudeste.