Piauí em chamas: Estado registra 261 focos de incêndio em apenas 48 horas, aponta Inpe

piauifogoO Piauí registrou nas últimas 48 horas um total de 261 focos de incêndio e é o quarto estado do país com o maior número de queimadas nesse intervalo de tempo. Os dados são do monitoramento por satélite do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Imagens feita pela TV Clube mostram um incêndio nesta quinta-feira (13) na zona urbana de Teresina. Uma cortina de fumaça vem tomando a capital desde a quarta-feira (12).

O estado só perde para o Maranhão (660), Pará (439) e Tocantins (399) em número de queimadas nas últimas 48 horas. Somente nessas duas semanas de outubro foram 695 focos identificados, o que já corresponde a 17% do que foi registrado em todo o mês de outubro do ano passado. Este ano já são mais de 4.980 focos. Em 2015, segundo o mapeamento do Inpe, foram 14.730 registros de queimadas no estado.

Com umidade relativa do ar abaixo de 30% e temperatura beirando os 40 graus a probabilidade de novos incêndios só aumentam. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, não há previsão de chuvas para os próximos quatro dias e todo o estado apresenta índices de baixa umidade preocupantes. Teresina, por exemplo, registrou índice de 13%, considerado estado de alerta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A situação colocou em alerta o poder público e nesta quinta-feira (13) uma reunião de emergência foi convocada. Além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), Ministério Público e secretarias de Meio Ambiente participaram do encontro.

Diante de tantos casos de incêndios, a Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Piauí (Abmepi) denunciou a falta de estrutura do Corpo de Bombeiros e diz que a corporação vem “administrando caos”, apesar do órgão ser o segundo maior arrecadador de verbas do Piauí. Esta semana, durante uma ocorrência, a reportagem da TV Clube flagrou uma das mangueiras com vazamentos.

Existem apenas quatro companhias do Corpo de Bombeiros em todo o Piauí, localizados nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano. Para atender os 224 municípios do estado, existem 314 bombeiros, sendo que metade atua somente em Teresina. Além disso, a corporação é responsável por atender os municípios localizados a um raio de 140 quilômetros da capital. Em Parnaíba, por exemplo, são apenas 42 militares para atender a região que compreende as cidades de Cajueiro da Praia a Piripiri.

O governo liberou o valor de R$ 3 milhões para o pagamento de folgas de militares para que eles reforcem a equipe do plantão. Além disso, a Defesa Civil irá colocar à disposição da corporação em Teresina, carros-pipas para auxiliar nas ocorrências.

Segundo o major José Veloso, relações públicas do Corpo de Bombeiros, o Exército também poderá ajudar no reforço das equipes.     G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *