Piauí pede que governo federal envie aeronaves para combate a incêndios
A secretaria de segurança Pública do Piauí solicitou, nesta sexta-feira (14), ao governo Federal o envio de aeronaves para serem usadas no controle de queimadas que têm atingido todo Piauí e a capital Teresina. O secretário Fábio Abreu afirmou ainda que além dessa soliticação, já foi confirmado o recebimento de uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“Falei com o secretário Nacional de Segurança Pública (Celso Perioli) e ele me garantiu toda a parte operacional para a cessão desse avião. Nossa expectativa é que o pedido seja concedido logo e talvez essa aeronave chegue no Piauí ainda neste sábado (15)”, disse para o G1, o secretário de segurança.
Fábio Abreu disse ainda que a Superintendência Nacional da Polícia Rodoviária Federal confirmou o envio de uma aeronave para a capital piauiense. “Esse avião está no estado do Pernambuco e nossa expecativa é que ela chegue ainda hoje (14) aqui em Teresina”, disse Fábio Abreu, somando assim pelo menos dois aviões para serem usados no combate à queimadas
Nos últimos dois dias, o Corpo de Bombeiros registou 34 ocorrências apenas em Teresina e arredores. A instituição reforçou a equipe que realiza o combate às chamas, com 10 homens, somando 25 bombeiros em cada ação. O governador Wellington Dias liberou recursos para a compra do horário de folga dos bombeiros e solicitou o reforço do Exército Brasileiro, da Defesa Civil, das brigadas voluntárias e da Polícia Militar.
Incêndios deixaram 110 mil sem energia
Em virtude das constantes queimadas no Piauí, outra ameaça surge: o risco de curtos-circuitos e interrupção no fornecimento de energia elétrica. De acordo com Eletrobras, este ano já foram mais de 112 mil consumidores afetados com a falta de energia por conta dos incêndios. A média de tempo sem energia já é maior do que o ano passado. Em 2015, esse tempo foi de 45 minutos e atingiu 75 mil consumidores. Até setembro deste ano, a média já era de 72 minutos às escuras.