Piauí possui a menor taxa de assassinatos do nordeste, diz anuário

O 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgou dados relacionados à segurança do país. A publicação, que analisa dados de registros policiais e verifica os índices de criminalidade, registrou um aumento de 181,81% do investimento em segurança pública do Piauí.

A despesa em segurança per capita passou de R$ 77,60 para R$218,12 por habitante, quando comparado a 2015, sendo registrado um aumento de 506% na área da Defesa Civil e 206,82% nas demais subfunções.

Para o Secretário de Segurança Pública, Cap. Fábio Abreu, esse resultado já era esperado. “Essa foi a primeira meta do governo do Estado: dar prioridade para a segurança pública. Isso foi desenvolvido a partir de 2015, bem como por meio de emendas parlamentares. Eu acredito que o aumento será maior ainda quando forem comparados os dados de 2017. É um aumento significativo de 181% e é muito importante para nós”, comemorou.

A pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou a alta qualidade dos dados estatísticos produzidos pela Secretaria De Segurança Pública do Piauí, que alcançou o 2º lugar na transparência dos dados criminais.

A qualidade dos dados coletados comprovada pelo Anuário, também foi possível graças ao sistema criado pelos profissionais de Tecnologia da Informação da SSP-PI, o SIMCVLI – Sistema de Monitoramento dos Crimes Violentos Letais Intencionais. É um sistema web que permite o monitoramento de todos os homicídios do estado do Piauí.

Ainda de acordo com a publicação, em 2016, o Piauí reduziu em 19,4% a taxa de assassinatos de mulheres. Em 2015, o índice era de 4,1% e caiu para 3,3% em 2016. O Piauí possui a 2º menor taxa no Brasil.

O Anuário registrou uma taxa de 21,92 assassinatos por 100.000 habitantes. O Piauí possui a menor taxa do Nordeste, e a 5ª menor do Brasil.       MN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *