Piauí pretende abrir 100 mil vagas de cursos profissionalizantes
A educação profissional do Estado do Piauí foi o tema principal do terceiro dia do Seminário sobre Desenvolvimento Territorial e a Agenda 2030 no Piauí, que acontece desde a quarta-feira (5), no Atlantic City Club. O evento é um realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), da Secretaria de Educação (Seduc) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Na última década, o Piauí foi um dos estados que mais avançou na expansão do ensino técnico profissional, triplicando a sua oferta de vagas, alcançando 50 mil vagas, e agora se prepara para duplicar esse número nos próximos 10 anos, chegando a 100 mil vagas. O ensino técnico vai ser cada vez mais exigido pelo mercado de trabalho, com ensino técnico nas mais diversas áreas, permitindo ao jovem a sua inserção no trabalho e sua atuação como empreendedor.
A Macroplan está prestando assessoria técnica a Seduc na estruturação do processo de expansão do ensino profissional, formulando as bases para maior chance de atingir a meta. A empresa elaborou uma análise profunda da oferta de educação técnica no Piauí nos últimos 10 anos e analisou o mercado de trabalho no estado, considerando a sua estrutura produtiva, os setores, os negócios, onde há mais demanda. A partir do cruzamento desses dados será projetado e definindo quantas vagas e em que áreas se deve investir nos próximos anos.
A programação também inclui a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável, entrega de produtos do Projeto ODS Piauí a prefeitos e ao governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, e assinatura do termo de adesão ao Projeto ODS Piauí dos prefeitos do Território de Desenvolvimento Vale do Itaim.