Piauí registra uma média de 9 boletins por dia de crimes virtuais, revela delegacia
O levantamento da Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) apontou que em 2022 o Piauí teve uma média de nove boletins de ocorrência registrados por dia relacionados a crimes virtuais.
De acordo com o balanço, as infrações que mais se destacaram foram estelionato, com 1674 ocorrências e invasão de dispositivo informático com 736 registros.
“A gente vem percebendo o crescimento desses golpes desde 2021 porque hoje tudo é feito pela internet, tudo é feito pelo aparelho celular. Aqueles golpes antigos de estelionato na porta do banco, na porta da lotérica acabaram, então é utilizado basicamente as ferramentas de aplicativos, de financiamento e as modalidades desses golpes virtuais são diferencias, são variadas”, ressaltou o delegado Humberto Mácola da DRCI.
Para alertar a população, o agente de Polícia Civil Maiccon Sousa utiliza suas redes sociais para explicar como os golpes virtuais são realizados e como esses golpistas costumam enganar as vítimas.
Nessa última segunda-feira (10), a DRCI cumpriu dois mandados de busca e apreensão na residência de dois adolescentes de 12 e 14 anos que são suspeitos de serem os autores de mensagens com ameaças contra uma escola na zona Norte de Teresina.
“Nós agimos de maneira rápida, nós conseguimos rastrear esses Instagrans fakes, conseguimos chegar até a autoria, fizemos uma busca e apreensão nessas residências, encontramos os menores que teriam feito isso, já confessara, os pais já foram chamados à delegacia e estão sendo devidamente acompanhados”, complementou Humberto Mácola.
As denúncias de crimes virtuais podem ser feitas através do site da Polícia Civil no endereço www.pc.pi.gov.br ou em qualquer Distrito Policial do estado. A partir desta primeira notificação, a orientação é procurar a Delegacia de Combate aos Crimes de Informática (DRCI) localizada no Espaço Cidadão do Show do Auto Mall na Avenida João XXIII.