Piauí tem quase 240 mil eleitores analfabetos aptos a votar em 2016
Boa parte do eleitorado que votará nas eleições municipais deste ano no Piauí não sabe ler e nem escrever. De acordo com a última atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 238.073 eleitores analfabetos no estado, número que corresponde a 10,2% do total de pessoas aptas a votar nos 224 municípios piauienses.
Também é alta a quantidade de eleitores que declarou apenas saber ler e escrever, número que passou de 445 mil, algo próximo a 20% do total. Os dados mostram ainda que a maior fatia do eleitorado do Piauí não possui sequer o ensino fundamental completo. São 602.852
eleitores que não terminaram o antigo primário, total que atinge o percentual de 25,9% dos votantes.
Se somados os números de eleitores analfabetos, dos que saber apenas ler e escrever e daqueles com ensino fundamental incompleto, o percentual atinge a marca de 55,4% de todo o eleitorado piauiense. Segundo os dados do TSE, o Piauí possui um total de 2.318.880 eleitores.
Outro dado que chama a atenção é a pequena quantidade de votantes que têm ensino superior concluído. Conforme o tribunal, pouco mais de 6% do eleitorado piauiense concluiu um curso de graduação. São apenas 145.176 pessoas aptas a votar que possuem um diploma de curso superior.