Piripiri e mais 12 municípios vão receber mutirão do Detran para testes de CNH

detran213 municípios do Piauí recebem, a partir do dia 02 de fevereiro, equipes do Detran-PI para fazer os testes de provas de direção veicular para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de candidatos que residem no interior do Estado.

O cronograma, que compreende os quatro primeiros meses de 2016, é composto por duas bancas examinadoras com capacidade de realizar cerca de 500 exames ao dia.

Conforme a tabela, as cidades contempladas são: Parnaíba, Piripiri, Floriano, Picos, Corrente, Pedro II, Marcolândia, Campo Maior, Bom Jesus, Paulistana, São Raimundo, Valença e Canto de Buriti.

O diretor de Habilitação do Detran, Venâncio Cardoso, disse que o intuito é dar celeridade ao processo de obtenção da CNH.

“A ida da banca a essas cidades permite a descentralização dos exames na capital, otimizando e melhorando a qualidade dos serviços prestados aos usuários. Promovemos essa ação para que as pessoas não percam o prazo de seu requerimento, que é de um ano, sem realizar os exames práticos. Os mutirões realizados no ano passado atenderam às expectativas e esperamos que isso se repita neste novo ano”, destaca o diretor.

O agendamento para a realização das provas estará disponível sete dias antes da chegada da banca examinadora na cidade. Terão prioridades os processos de candidatos de primeira habilitação com data de vencimento de até 120 dias, contados da data prevista para a realização dos testes práticos.

As provas práticas são avaliadas seguindo as normas da Resolução nº 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 14 de dezembro de 2004, onde são estabelecidos normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétrico, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados, de reciclagem e dá outras providências.

As bancas são compostas por 42 examinadores e cinco secretárias, designados, conforme legislação, pelo diretor-geral do Detran, além de possuírem curso específico para o exercício da função. A expectativa é que cerca de 900 exames práticos de percurso e baliza sejam realizados em cada regional do estado.

Nos três últimos meses de 2015, foram realizados 30.498 exames práticos, com o índice de 44.45% de aprovação nos testes aplicados em todo Piauí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *