Piripiri ocupa o 161º lugar no ranking de isolamento social contra o Coronavírus
[Piauí é segundo lugar no Nordeste e sexto no Brasil em isolamento social]O Governo do Estado do Piauí divulgou na última segunda-feira (06) um levantamento onde apresenta o ranking das cidades do estado, onde o isolamento social foi mais eficaz nos últimos dias. As ações visam conter a propagação do novo coronavírus e diminuir os impactos da pandemia no estado, minimizando o colapso no sistema de saúde do estado e municípios.
A cidade de Lagoinha do Piauí ocupa a primeira colocação na lista com 84% de isolamento social no estado, já Piripiri, aparece na lista ocupando o 161º lugar no ranking, com cerca 51,20% no índice de isolamento dentre os 224 municípios piauienses. Lembrando que o ranking pode oscilar diariamente de acordo com a quantidade de pessoas na rua.
O Piauí encontra-se em segundo lugar no ranking de isolamento social no Nordeste e em sexto lugar no Brasil, de acordo com dados divulgado pela startup In Loco, que identifica a localização de aglomerados. Apresentando a média de 60,5% de isolamento no sábado (04), o estado se destaca nas medidas de controle contra a Covid-19.
A startup In Loco fez um mapa brasileiro da Covid-19, criando o Índice de Isolamento Social para auxiliar no combate à pandemia. O mapa mostra o percentual, por estado, da população que está respeitando a recomendação de isolamento, utilizando de geolocalização via satélite. Com ele, as autoridades podem direcionar recursos de saúde, segurança e comunicação.
O Piauí possui 3,195 milhões de habitantes, isso significa dizer que quase 2 milhões de pessoas estão seguindo as orientações de isolamento social e estão em casa.
Os resultados positivos acerca do isolamento social no Piauí devem-se às ações integradas adotadas pelo Governo do Estado, por meio do Comitê de Operações Emergenciais (COE), coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que, desde o mês de fevereiro já começou a fazer o controle do fluxo de pessoas em todo o estado.
A Polícia Militar está à frente do trabalho de controle do fluxo de pessoas nas ruas e barreiras sanitárias nas divisas, trabalhando em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), bem como a Diretoria de Vigilância Sanitária e o Exército Brasileiro, também importantes no combate à Covid-19.