Plano de Defesa Civil é lançado para garantir ações rápidas diante de eventos climáticos extremos

Em resposta à seca verde, o Governo do Piauí iniciou a Operação Carro-Pipa, com a liberação de mais de R$ 6 milhões para atender os municípios afetados.

O governador Rafael Fonteles lançou, nesta terça-feira (08), no Palácio de Karnak, o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Piauí, que estabelece diretrizes e procedimentos para a gestão de riscos e desastres no estado. O objetivo principal é organizar e coordenar as ações das autoridades em todas as fases da Defesa Civil: prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução. A meta é minimizar os impactos de eventos adversos sobre a população, o meio ambiente e o patrimônio público e privado.

Durante a solenidade, Rafael Fonteles destacou que o plano reforça a importância do planejamento como ferramenta essencial para prevenir e responder rapidamente a eventos climáticos extremos. “É com planejamento e ações integradas que conseguimos dar respostas rápidas aos problemas da sociedade e, na Defesa Civil, isso é ainda mais fundamental. Por isso, parabenizo nossa equipe pela elaboração do primeiro Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Nordeste”, ressaltou.

Foto: Gabriel Paulino

Fonteles citou o caso recente de Picos, que sofreu com o excesso de chuvas e registrou grandes prejuízos, inclusive com perda de vidas. “Conseguimos mitigar os efeitos graças a uma resposta rápida e intersetorial. Agora, o que nos preocupa é a estiagem, que começou mais cedo e deve ser prolongada. Já temos mais de 129 municípios em situação de emergência”, alertou o governador.

Em resposta à seca verde, o Governo do Estado iniciou a Operação Carro-Pipa, com a liberação de mais de R$ 6 milhões para atender os municípios afetados. Também estão sendo adotadas medidas de apoio à agricultura familiar, como o Seguro Safra, para auxiliar os agricultores que perderam suas colheitas.

“Estamos em parceria com a Associação Piauiense de Municípios e o Governo Federal para oferecer uma resposta rápida e ajudar todas as famílias piauienses a enfrentar esse momento difícil. Estive recentemente em Fartura do Piauí, onde a seca começou ainda durante o período normalmente chuvoso. A vegetação ainda está verde, mas a falta de chuva já compromete o abastecimento humano e a produção”, relatou Fonteles.

O secretário estadual da Defesa Civil, Nerinho, afirmou que o governador Rafael Fonteles tem buscado constantemente inovação e aperfeiçoamento para minimizar o sofrimento das famílias e melhorar a qualidade de vida da população. “Este plano foi construído com a coordenação da Defesa Civil, em parceria com as secretarias do Planejamento, do Meio Ambiente, da Agricultura Familiar, da Defesa Agropecuária e Corpo de Bombeiros”, explicou.

Foto: Gabriel Paulino

O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa, destacou o aumento dos eventos extremos no país e a consequente necessidade de reestruturar a Defesa Civil. “Precisamos de mais preparo, melhores equipamentos, recursos humanos qualificados e, principalmente, a capacidade de expandir esse conhecimento para o interior. O plano é uma estratégia ousada, porém essencial. Ele eleva a nossa Defesa Civil ao mais alto patamar nacional”, concluiu.

Foto: Gabriel Paulino

O plano ainda contará com o Defesa Civil Alerta (DCA), uma ferramenta de monitoramento e prevenção. O sistema utiliza uma tecnologia conhecida como “Cell Broadcast”, para o envio de mensagens de emergência via telefonia celular. Diferentemente do modelo anterior, que exigia cadastro prévio via SMS, o novo sistema enviará mensagens automáticas para todos os celulares conectados às redes 4G e 5G dentro de áreas de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *