Polícia Militar do Piauí, divulga o número de mortes violentas registradas nos últimos 3 meses em Piripiri e demais cidades do estado
De acordo com um levantamento da Polícia Militar do Piauí, através da Diretoria de Inteligência (DINT), 174 municípios do estado estão sem registrar Mortes Violentas Intencionais (MVI) há 3 meses. Isso significa que apenas 50 das 224 cidades piauienses (22,32%) tiveram ocorrências de MVI no período de 1° de janeiro a 29 de março de 2023.
O estudo ainda aponta que 41 municípios tiveram até dois registros de mortes violentas, ou seja, em 18,30% dos municípios do estado ocorreram, no máximo, 2 MVI. Porém, apenas 3 cidades do Piauí tiveram mais de cinco mortes violentas no período analisado: Teresina lidera a lista com 82 casos, seguida por Parnaíba com 11 e Piripiri com 5 homicídios. Em seguida, com 4 casos cada, estão Campo Maior e União.
Segundo o Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel PM Scheiwann Lopes, os dados contabilizados são fruto de um maior investimento no policiamento ostensivo e preventivo.
“Estamos vendo de forma positiva esses três primeiros meses de atuação na segurança pública, em especial na polícia militar. O dado mais relevante, é que dos 224 municípios piauienses, apenas 50 pontuaram com MVI (mortes violentas intencionais). Então, estamos trabalhando muito na redução desses índices para levar paz e tranquilidade para levar a sensação de segurança a todos os piauienses”, afirma.
Correspondem a Mortes Violentas Intencionais à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora (em alguns casos, contabilizadas dentro dos homicídios dolosos, segundo notas explicativas).
Veja a lista completa abaixo: