Prefeitura de Piripiri contrata empresa de Festas e Eventos em meio a pandemia de Covid 19
[Após repercussão negativa, contrato no valor de R$156.230,00 foi cancelado, menos de uma semana após sua publicação]
Nessa quarta-feira (27), após sofrer com grande repercussão nas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Piripiri divulgou Termo de Cancelamento de contrato celebrado com a uma empresa de festas e eventos em plena pandemia de Covid 19.
O fato gerou bastante comoção nas redes sociais:”Como se não bastasse o problema com a saúde pública municipal, a Prefeitura de Piripiri, contrata empresa para trabalhar em cerimoniais de seu governo, e realizações e promoções de festas e eventos comemorativos”, disse um internauta. Após repercussão negativa nas redes sociais, o contrato foi cancelado nessa terça-feira, dia 26 de maio de 2020, menos de uma semana após sua publicação. A Comissão de Licitação justificou que o contrato teve recebimento das propostas antes do início da pandemia, e que a administração municipal resolveu cancelar o referido processo licitatório tendo em vista não ser conveniente e oportuna a contratação.
O contrato homologado no dia 14 de maio de 2020 e publicado no dia 20 de maio de 2020, com fonte de recurso ordinário da SEGOV e SEJUCE no valor de R$ 156.230,00 (Cento e cinquenta e seis mil, duzentos e trinta reais), tinha a finalidade de realizar festas e eventos para a Prefeitura de Piripiri. A publicação causou muita indignação em vários seguimentos da população, que ainda aguarda a recuperação de trechos da cidade devastados nas chuvas do mês de março desse ano, que arrasou grande parte de ruas e bairros do município.
Algumas perguntas e indagações ficaram sem respostas por parte da população da cidade, pois assinar um contrato para festas e eventos em meio a pandemia exige no mínimo, bom senso e sensibilidade quanto ao uso dos recursos públicos nesse momento por parte de quem administra os recursos recebidos pelo município, haja a vista a dispensa de licitações para compras de emergência e obras de reconstrução.
A questão acabou causando indigesta situação a atual gestão municipal em meio a pandemia, pois o cancelamento só ocorreu após vários posicionamentos contrários a celebração do contrato, e que num momento em que o município não recebe fiscalização sistemática por causa do decreto de calamidade, cabe ao gestor rigoroso e melhor acompanhamento das ações no município. CONFIRA NA ÍNTEGRA AS INDAGAÇÕES DO INTERNAUTA JC. ARAÚJO!
“Diga-nos, senhor prefeito, aonde teremos essas festas em plena PANDEMIA e isolamento social, quando estamos a ponto de entrar em colapso na saúde municipal que, inclusive, já não funciona como deveria? Qual a justificativa para um gasto tão exorbitante com FESTAS em um momento tão crítico como o que estamos vivendo? Será que não tem outras coisas mais importantes e urgentes precisando de recursos especialmente neste momento? A vida do nosso povo não é importante pra você? Que pouca vergonha é essa? O que você tem praticado contra a saúde e a vida do nosso povo já está tomando caminhos absurdos demais”.
Foto: www.piripiri.pi.gov.br