PRF emite nota de esclarecimento sobre caso envolvendo jornalista
Na tarde desse sábado (17) o jornalista Efrém Ribeiro teve seu celular tomado pelos PRFs durante uma cobertura jornalística. Efrém buscava informações sobre uma prisão quando um dos agentes diz ser proibido captar imagens do preso. Segundos depois um deles toma o aparelho do jornalista.
Em nota a PRF afirmou lamentar o ocorrido e disse reafirmar o compromisso com a preservação dos direitos humanos e cidadania e que também entende o respeito entre a instituição e os profissionais da imprensa. Segundo a corporação, o caso será analisado e caso necessário, medidas disciplinares serão tomadas.
Prezados membros da imprensa e público em geral.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Piauí vem por meio desta nota de esclarecimento abordar o recente incidente envolvendo uma equipe de policiais e um repórter durante uma cobertura jornalística. Ressaltamos desde já que lamentamos profundamente o ocorrido e entendemos a importância do respeito mútuo e da colaboração entre a instituição e os profissionais da imprensa.
Reafirmamos o compromisso com a preservação dos direitos humanos e da cidadania, bem como com a liberdade de imprensa e o direito à informação. É de extrema importância para nós assegurar que a atuação policial esteja em conformidade com os direitos humanos e a legislação, incluindo a preservação da imagem e da identidade dos presos. Desta forma buscamos garantir a liberdade de imprensa preservando a imagem e a dignidade da pessoa presa.
Reafirmamos nossa boa relação com a imprensa e garantimos que o caso será analisado com imparcialidade, e as medidas disciplinares, caso necessárias serão tomadas.
Teresina , 18 de junho de 2023
Fonte: Portal AZ