Professor e pesquisador científico piripiriense Dr. Gerardo Magela Jr. ganha reconhecimento bolsista de produtividade da UFPI-PI.
Na foto Dr. Gerardo Magela Vieira Júnior recebendo o reconhecimento pelas mãos do Magnifico Reitor José Arimateia Dantas Lopes (UFPI) (à direita da imagem).
O professor e pesquisador científico Dr. Gerardo Magela Vieira Júnior do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi contemplado esta semana com o prêmio reconhecimento bolsista de produtividade da UFPI-PI em reconhecimento aos seus 15 anos dedicados à química de produtos naturais.
A bolsa de produtividade tem o objetivo de valorizar a produção científica dos professores pesquisadores que se destacam entre seus pares. A seleção é realizada por meio de uma chamada pública com critérios normativos estabelecidos pelo CNPq e seus Comitês de Assessoramento.
Um reconhecimento do trabalho desenvolvido na universidade. É assim que o professor e pesquisador Gerardo Magela Vieira Júnior definiu a sua recente conquista em sua rede social. “Depois de 15 dedicados à química de produtos naturais, eis que chega o reconhecimento! Bolsita de produtividade UFPI.”
Dentre os critérios estabelecidos para a seleção da bolsa estão: produção científica, formação de recursos humanos em nível de pós-graduação; contribuição científica e tecnológica e para inovação; coordenação ou participação principal em projetos de pesquisa, participação em atividades editoriais e de gestão científica e administração de instituições e núcleos de excelência científica e tecnológica.
O pesquisador contemplado com a Bolsa Produtividade tem ainda a oportunidade de trocar experiências com outros pesquisadores e os professores contemplados destacam que a bolsa também significa um estímulo ao desenvolvimento de pesquisas.
Os professores Dr. Gerardo Magela Vieira Júnior, Dra. Mariana Helena Chaves e Dra. Sâmya D. Lima Sousa, do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fazem parte da equipe de pesquisadores que aprovaram recentemente um projeto intitulado “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais – INCTBioNat”.
O INCTBioNat tem o intuito de estudar a biodiversidade de produtos naturais do Brasil do ponto de vista químico-farmacológico, buscando compostos bioativos em potencial e visando o desenvolvimento de produtos naturais.
O importante prêmio de reconhecimento foi comemorado também pelo pai do Professor Dr. Gerardo que é filho do piripiriense Gerardo Majela, atual Cordenador Administrativo do DETRAN-PIRIPIRI. ”Esse é meu filho com muito orgulho só tem recebido vitórias na vida parabéns” Disse o pai orgulhoso Majela.