Programa Piauí Saúde Digital ultrapassa a marca de 300 mil atendimentos
O usuário do programa tem atendimento com clínico geral 24 horas por dia. Nas demais especialidades médicas, o tempo médio de espera é de uma semana.O programa Piauí Saúde Digital ultrapassou a marca de 328 mil atendimentos realizados desde sua implementação. A iniciativa foi lançada em 2023 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), com o objetivo de ampliar o acesso da população a diversas especialidades médicas e não médicas com o auxílio da telemedicina e está presente nos 224 municípios.
“Atingimos um número expressivo, mas nossa meta é ampliar ainda mais esse serviço que tem se mostrado muito importante para os piauienses. Conseguimos descentralizar os serviços, possibilitando que a população tenha atendimento de qualidade, via SUS, de qualquer lugar do estado, por meio da teleconsultas e telediagnóstico”, destaca Dirceu Campelo, superintendente de Alta e Média Complexidade da Sesapi.
O Piauí Saúde Digital está presente nos municípios do estado, mesmo em Teresina e Parnaíba, que não aderiram ao programa. Na capital, o serviço já está disponível em unidades de saúde da Sesapi como o Cerest Estadual e o Entre Rios, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) e o Hospital do Mocambinho.
O usuário do Piauí Saúde Digital tem atendimento com clínico geral 24 horas por dia. Nas demais especialidades médicas, o tempo médio de espera por uma consulta é de, no máximo, uma semana. São ofertados atendimentos em ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria e ortopedista, além das especialidades não médicas de psicologia e nutrição.
Além das UBS, os pacientes também podem acessar o serviço por meio do celular ou de um computador conectado à internet. Para isso, o usuário precisa baixar o aplicativo Piauí Saúde Digital nas lojas Apple ou Android , ou pelo site: app.piauisaudedigital.com.br. Após realizar o cadastro, o paciente já tem acesso a plataforma do programa e solicitar a realização da consulta.
Como utilizar o Piauí Saúde Digital no celular:
1. Baixe o aplicativo Piauí Saúde Digital nas lojas Android ou Apple, ou acesse o site: app.piauisaudedigital.com.br.
2. Faça seu cadastro no aplicativo.
3. Você receberá um e-mail com seu login e senha temporária de acesso.
4. Insira os dados recebidos e crie uma senha pessoal.
5. Pronto! Agora você está dentro do Saúde Digital. Preencha os dados e clique em solicitar atendimento. Em poucos minutos, um médico estará à sua disposição.
Assim como consultas, os usuários do Piauí Saúde Digital que realizaram exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Centrais de Diagnóstico ou em hospitais vinculados ao programa também podem ter acesso aos resultados diretamente no aplicativo. Para isso, basta clicar na aba exames no menu principal da ferramenta e logo em seguida aparecerá a lista com todos os procedimentos realizados pelo paciente.
“Essa é uma facilidade que o programa proporciona aos pacientes, que não precisam retornar ao local onde fez o exame para ter acesso ao resultado. Pelo aplicativo, ele pode consultar as informações e imprimir os exames. O resultado é completo com a disponibilização das imagens e laudos médicos”, conclui Gabriel Mauriz, diretor da Unidade de Saúde Digital da Sesapi.