Quase 1200 pessoas voltam a enxergar normalmente após procedimentos cirúrgicos no Programa Olhar Bem em Piripiri
O Programa Olhar Bem atendeu durante quatro dias em Piripiri milhares de pessoas da região norte, com consultas e cirurgias de catarata. É o mutirão da catarata. O Programa Olhar Bem é o resultado de uma parceria entre Governo Federal, Estado e Município. Foram realizados 2 mil exames e 1.134 procedimentos cirúrgicos, proporcionando a população a sentir o prazer de enxergar novamente o que está a sua volta.
Nesta quarta-feira, 08, a equipe encerrou os atendimentos por volta do meio dia. Os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde mostra o quanto realmente a população necessitava dos serviços ofertados pelo SUS. Durante quatro dias, entre o dia 4 e dia 08 de junho, uma verdadeira multidão de pacientes de vários municípios da região norte foi atendida na ESF do Residencial Petecas.
Mais de 100 profissionais foram mobilizados
A fonte dos recursos é o SUS. Não há nenhuma emenda parlamentar, seja estadual ou federal. Para vir para Piripiri, o programa contou com a articulação do deputado federal Assis Carvalho, da vereadora Jôve Oliveira, do vereador Genival Sales e do próprio prefeito Odival Andrade, que souberam do programa e não mediram esforços para trazer para atendimento para o município de Piripiri.
A coordenadora do projeto e enfermeira da equipe, Tais Ribeiro, considerou muito positivo e emocionada disse que via “gratidão” no olhar daqueles pacientes que chegavam praticamente sem enxergar e saiam com a felicidade de ver as cores do mundo.
A senhora Francisca Rodrigues Gomes da Silva(foto), moradora do bairro Petecas 3, disse que antes enxergava apenas uma sombra escura e que agora está muito feliz porque já consegue ver as pessoas, os objetos. Disse que agora é só repouso para ficar totalmente curada.
Já a médica Flávia Barradas informou que há previsão de uma outra etapa do projeto vir para Piripiri.