Quase 30 mil famílias podem perder o Bolsa Família no Piauí

Cerca de 30 mil famílias de Teresina podem ter seu cadastro do Bolsa Família bloqueado ou cancelado caso não realizem a atualização de dados referentes à saúde. São informações sobre acompanhamentos de saúde, como o cartão de vacinação, serviços de pré-natal e saúde do bebê, compromisso que os beneficiários assumem para receber o benefício.

O prazo para atualilizar os dados se estende até o dia 10 de dezembro. De acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), 29.916 famílias ainda não fizeram a atualização. Apenas um quarto das famílias que tinham cadastros irregulares, cerca de 10 mil, atualizaram seus dados.

Para fazer a atualização é necessário que as famílias procurem o Agente Comunitário de Saúde ou UBS de sua região. Devem comparecer as crianças menores de sete anos, as mulheres de 14 a 44 anos e também as gestantes ou nutrizes. Os beneficiários devem levar o cartão do Bolsa Família, a Caderneta de Vacinação das crianças e, caso haja, das gestantes.

Além da saúde, também devem ser atendidas condicionalidades de assistência social e educação. Na primeira, observa-se a frequência nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

E na educação, acompanha-se o desempenho nas atividades escolares e a frequência escolar por parte das crianças e dos adolescentes.                G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *