Queimaduras durante festas juninas aumentam em 100%, alerta diretor do HUT

Os casos de queimaduras que chegam ao Hospital de Urgência de Teresina aumentam em até 100% durante o período das festas juninas, segundo o diretor Gilberto Albuquerque, com base nas estatísticas da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do HUT.

Segundo o diretor, o aumento acontece devido à tradição das fogueiras e fogos de artifícios nesse período. Para sensibilizar a população sobre os riscos de queimaduras, a direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) faz um alerta e destaca os principais cuidados.

De acordo com Gilberto Albuquerque, os pais ou responsáveis devem ficar atentos às suas crianças, pois nesse período é comum elas brincarem perto de fogueiras e com fogos.

Dr. Denyberg Santiago, cirurgião plástico e gerente médico da Unidade de Queimados do HUT, disse ao G1-PI que as queimaduras por substâncias quentes também são muito comuns, pois as crianças costumam ficar perto dos fogões durante o preparo das comidas típicas.

O HUT é o único hospital do Piauí que oferece à população uma unidade especializada no tratamento de queimados. Com especialistas de plantão 24 horas, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do HUT recebe pacientes vítimas de queimaduras de média e alta complexidade. Durante o período junino é comum o aumento no número de atendimento de vítimas de queimaduras, sobretudo por fogo.

Sobre a colocação de substancias no local das lesões o médico explicou: “Não se deve colocar nenhum tipo de substância caseira em queimaduras. As pessoas costumam colocar pó de café, pasta de dente, porém nada disso é utilizado para tratar esse tipo de lesão. As bolhas só devem ser estouradas no ambiente hospitalar”, disse.

As queimaduras são classificadas de acordo com a gravidade, 1° ao 4° grau. As de 1° grau são aquelas consideradas mais simples que atingem a pele superficialmente. As queimaduras de 2° grau atingem a epiderme e a derme da pele caracterizada pela formação de bolhas. Já as de 3° grau podem atingir até os músculos e outros tecidos. As de 4° grau acometem todos os tecidos da pele e podem atingir órgãos e tendões.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *