Reservatório de Boa Esperança chega a 75% de sua capacidade, diz Chesf

boaespO reservatório da Barragem de Boa Esperança, no Piauí, está com 75% de sua capacidade total, dado medido nessa segunda-feira (28). Para a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o índice está dentro do previsto e com os níveis atuais de chuva o reservatório deve chegar a 100% no fim do próximo mês ou início de maio.

“Nós poderíamos estar com um nível mais alto, mas por conta do nosso sistema de controle de cheias que preserva Teresina, batemos o 75%. Apesar disso, estamos entrando no último ciclo úmido e acreditamos que chegaremos em 100% em pouco mais de um mês. O Rio Parnaíba é muito constante e todos os anos a barragem atinge sua capacidade total”, afirmou Rui Barbosa Pinto, superintendente de operações da Chesf.

Antes do período chuvoso no Piauí, a forte estiagem que atingia o Nordeste fez com que a barragem de Boa Esperança atingisse o patamar mais baixo da história: 5%, valor registrado no fim do mês de dezembro.

Por conta da baixa aguda no reservatório, a Chesf solicitou à Agência Nacional de Águas (ANA) autorização para reduzir a vazão em Boa Esperança. “O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nos acionou para que fizéssemos um pedido para diminuir a vazão de água. Felizmente, quando a documentação estava sendo feita, essa preocupação foi debelada porque passou a chover bastante no Piauí”, contou Rui Barbosa Pinto.

A Barragem de Boa Esperança foi construída em 1964 e a intenção desse processo é atestar a real capacidade do reservatório.  G1-PI

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *