Sesapi vacina os primeiros profissionais da saúde contra covid-19
O Piauí deu início à vacinação contra covid-19 na tarde desta segunda-feira (18). Os primeiros piauienses imunizados, todos profissionais da saúde, receberam a dose da Coronavac em cerimônia na sede da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) em Teresina.
Participaram da solenidade o governador Wellington Dias (PT), a vice-governadora Regina Sousa (PT), o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, e opresidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque. O prefeito Dr. Pessoa (MDB) não participou da solenidade.
O primeiro vacinado foi o médico obstetra Joaquim Vaz parente, de 76 anos, que atua há 45 anos na Maternidade Dona Evangelina Rosa e já realizou em torno de 20 mil partos em sua trajetória profissional. Outras cinco pessoas foram imunizadas, dentre elas, vale o destaque para a médica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
As outras profissionais são a enfermeira Sheyla Barbosa dos Santos de 33 anos, que atua na UTI Covid-19 do Hospital Natan Portella, e foi responsável por receber o primeiro paciente com o vírus na unidade de saúde; a técnica de enfermagem Marta Regina de Sousa Madeira, de 42 anos, funcionária do Hospital Getúlio Vargas; a enfermeira da UTI Covid-19 do Hospital Infantil Lucídio Portella, Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos, que atua há 35 anos na unidade saúde; e a enfermeira, da ala Covid-19 do Hospital da Polícia Militar, Ana Maria Brito dos Santos, de 52 anos, que atua há 26 anos na profissão.
Wellington Dias saudou os primeiros piauienses vacinados e ressaltou a importância de a população se imunizar. “Quero mais do que agradecer por esse momento. Aqui no Piauí nós vamos vacinar em cada município desse estado, sabemos que o ato de vacinar não é um ato egoísta é um ato de respeito e responsabilidade ao outro”, declarou.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, agradeceu a todos os envolvidos que participaram no desenvolvimento do imunizante e na luta pela sua distribuição. “Diante de uma pandemia dessa, que o mundo inteiro se ajoelhou, quando chega o nosso principal defensor, que é a vacina, nós temos que a agradecer a Deus, agradecer às instituições que colaboraram financeiramente com isso, agradecer às autoridades que tornaram isso possível, eu, como presidente da FMS, reitero o agradecimento à todas as instituições, a todos os homens e mulheres que tornaram isso possível”, colocou.