Sesapi vai reabrir vagas de UTIs em Teresina, Piripiri e Parnaíba para evitar colapso
Integrantes do COE (Comitê de Operações Emergenciais Contra a Covid-19) voltaram a se reunir no início da noite desta segunda-feira (22) para discutirem alternativas para ampliação dos leitos de UTIs no estado.
Com ocupação de leitos ultrapassando os 90% e com a rede privada caminhando para o limite, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) busca alternativas para evitar o colapso no sistema.
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria Estadual de Saúde, Alderico Tavares, informou ao portal Cidadeverde.com que exista a possibilidade de reabrir mais 15 leitos de UTIs.
Ele informou que serão ampliados os leitos do Hospital Getúlio Vargas (HGV), de hospitais da rede privada, do Heda, em Parnaíba e do hospital de Piripiri.
Um dos pontos críticos de ocupação é justamente a região Norte. Alderico Tavares confirmou que o estoque de insumos está em situação crítica e que a indústria tem dificuldades de reposição.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque fez o alerta hoje que a prefeitura está com dificuldades de ampliar os leitos, devido à falta de medicamentos no mercado para os pacientes internados na UTI.
Hoje, diante da situação de iminência de colapso, o governador Wellington Dias (PT) anunciou a suspensão de todas as atividades presenciais, com exceção dos serviços essenciais.
As autoridades reforçam o pedido de evitar aglomerações, de manter o distanciamento social e as medidas de higiene.
O índice de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por paciente com covid-19 cresceu 44% nos últimos dias nos Piauí. No dia 6 de fevereiro, 159 dos 288 leitos estavam ocupados, cerca de 55% do total. No último boletim da Secretaria de Saúde, referente ao dia 21 de fevereiro, já eram 229 leitos ocupados, ou 79,5%.