SSP-PI envia equipes para capturar fugitivos de presídio federal em Mossoró-RN
Atendendo solicitação da Secretaria Nacional de Políticas Penais – Senappen, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Secretaria da Segurança Pública do Piauí – SSP-PI, enviou equipes do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organização da Polícia Civil – Draco/PC-PI, e Batalhão Especial de Policiamento do Interior da Polícia Militar – BEPI/PM-PI, para auxiliar nas buscas de recaptura de presos que fugiram da Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Equipe de segurança encontra roupas de fugitivos em presídio
As equipes de segurança que buscam os dois presos fugitivos de uma penitenciária federal, do Rio Grande do Norte, encontraram nesta sexta-feira (16) pegadas e peças de roupa que podem ser de Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos. A dupla fugiu do presídio federal de Mossoró na madrugada da última quarta-feira (14).
Trezentos agentes federais, além das polícias estaduais do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, estão na operação de captura. Drones, helicópteros, sensores de temperatura estão sendo usados na busca.
Em coletiva de imprensa, nessa quinta-feira, o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que os dois presos escaparam da Penitenciária Federal utilizando um alicate encontrado dentro do próprio presídio, largado em um canteiro de obras. A unidade estava passando por uma reforma e os equipamentos não foram guardados adequadamente.
Segundo o ministro, uma série de falhas possibilitaram a fuga, como defeitos na construção do presídio. A cela deveria estar protegida por uma laje de concreto, mas a estrutura era de alvenaria simples. Quando a dupla escapou por uma luminária, alcançou o teto, onde não havia laje, nem grade, nem sistema de proteção. Os dois detentos usaram alicates para cortar as grades para a parte externa. Além disso, as câmeras não estavam funcionando adequadamente.
Lewandowski anunciou medidas para melhorar a segurança nos cinco presídios federais de segurança máxima do país. Oitenta policiais penais federais, já aprovados em concurso, estão sendo requisitados. Parte deles para o presídio de Mossoró.
Agência Brasil