“Sumiço” do dinheiro do auxílio emergencial de contas PicPay e Nubank assusta usuários
Usuários que transferiram o dinheiro do auxílio emergencial para os aplicativos bancários PicPay e Nubank têm relatado, nas redes sociais, o sumiço do dinheiro das contas. Segundo ambas as empresas, o sumiço do dinheiro do auxílio emergencial se deu por uma falha do sistema da Caixa Econômica Federal (CEF). A Caixa, por sua vez, disse que não achou falhas.
As reclamações dos usuários começaram nesta terça-feira (7) e se espalharam pelas redes sociais. Entre os relatos, as pessoas dizem que valores entre R$ 200 e R$ 600 sumiram de suas contas.
Segundo os usuários, ao tentar fazer contato para descobrir o que estava acontecendo, algumas pessoas sequer eram atendidas, o que gerou ainda mais preocupação. Apesar disso, horas depois os valores acabaram sendo devolvidos às contas e os aplicativos pediram desculpas pela situação.
O uso destes aplicativos se tornou comum entre os beneficiários do auxílio emergencial, pois assim conseguem ‘driblar’ a restrição imposta pela Caixa para realizar saques e transferências usando o aplicativo Caixa TEM. A Caixa limitou o uso dos recursos por causa das filas e essas empresas acabam facilitando para quem precisa do dinheiro imediatamente.
O que disseram Nubank e PicPay sobre sumiço do dinheiro do auxílio emergencial
Segundo o Nubank, a falha no sistema da Caixa se deu ao efetuar o boleto que transfere os valores para as contas virtuais. “Entre 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. O erro ocorreu devido a uma falha no sistema da própria CEF”, diz a nota.
Já o Pic Pay explicou que o sumiço do auxílio emergencial se deu por instabilidade do sistema do Caixa TEM, o que provocou que um pequeno percentual das transações entre o aplicativos e o PicPay não fosse concluído. “Nesses casos, o usuário deve fazer nova tentativa. Se a Caixa tiver debitado o valor utilizado para a transferência, o estorno deverá ser realizado pelo próprio banco”, disse a empresa em nota.
Em nota, a Caixa Econômica Federal afirmou que não identificou falhas em seus sistemas. O banco informou que já foram processados cerca de 6 milhões de boletos sem nenhum incidente no sistema de cobrança a instituição.
Fonte: Ricmais.com.br