Testes de Covid-19 são feitos em profissionais da imprensa esportiva do Piauí
Os associados da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Piauí (APCDEP), entidade que reúne a imprensa que cobre os jogos de futebol no estado, realizaram nesta terça-feira testes de detecção da Covid-19. Os exames fazem parte do protocolo da Federação de Futebol do Piauí (FFP) de combate ao novo coronavírus.
Dos 43 testes sorológicos (Kit IgG/IgM SARS-CoV-2) realizados pela entidade, todos deram negativos. Atualmente, o estado recebe jogos de três competições: o Piauiense, a Copa do Nordeste a Copa do Brasil.
– Desde o início da pandemia, a Federação de Futebol do Piauí vem trabalhando em sintonia com as medidas adotadas pelo Governo do Estado e pelos governos municipais, primando pela preservação da saúde de todos os envolvidos com o futebol – comentou Robert Brown, presidente da FFP.
– Temos a nossa diretriz técnica do Campeonato Piauiense e realizamos rodadas de testes nos colaboradores da FFP. Desta vez, fizemos parceria com a APCDEP para que a imprensa que vai para os jogos também fosse testada – completou o dirigente.
Além dos testes, os profissionais da imprensa foram orientados sobre as medidas preventivas: uso de máscaras (nos estádios, o acessório é obrigatório), uso de álcool em gel e o distanciamento social.
As testagens realizadas pela FFP são feitas através de convênio realizado entre a Escola de Arbitragem Lineu Lisboa e o Governo do Estado. O acordo prevê ainda a realização dos testes nos quartetos de arbitragem dos jogos do Campeonato Piauiense, que serão aplicados 72 horas antes de cada partida.