Urnas eletrônicas são instaladas neste sábado nas seções de Piripiri e outros 223 municípios do estado

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) já enviou as 7.994 urnas eletrônicas para as 98 zonas eleitorais do Estado. A partir deste sábado (14) elas começam a ser instaladas nas seções para receberem os votos dos 2 milhões.456 mil e 56 eleitores aptos a votar neste pleito.

Anderson Lima, coordenador de Tecnologia da Informação (TI) do TRE, explica que, neste sábado a urnas já ficarão preparadas para receber os votos do eleitores a partir de 7h de domingo, 15 de novembro.

“Na instalação dessas seções um veículo do Tribunal leva as urnas para os locais de votação e uma equipe começa o processo de montagem dessas seções eleitorais, que é exatamente desembalar a urna, colocar a cabina de votação, posicionar da melhor maneira para evitar que alguém olhe a pessoa votando, posicionar mesas e cadeiras com distância apropriada, de acordo com protocolo recomendado pela Justiça Eleitoral”, explica.

Além das 7.994, haverá mais mil urnas reservas, caso seja registrado algum problema nas instaladas inicialmente. O gerente de TI explica que, se a dificuldade persistir, a seção pode adotar cédula de papel.

“Não sendo possível o funcionamento daquela urna. A gente têm algumas medidas como colocar uma urna de contingência, que é a urna reserva, pegando os dados anteriores e continuando daquele momento. Caso essa substituição não seja possível aquela seção eleitoral terá votação feita por cédula”, esclarece.

Se faltar energia durante a votação, o gerente de TI diz que não haverá prejuízo na eleição porque a bateria das urnas possuem até seis horas de duração e podem ser substituídas.

Implantada no processo eleitoral brasileiro há 24 anos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nunca foi comprovada nenhuma fraude nas urnas eletrônicas.    CidadeVerde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *